sexta-feira, 1 de abril de 2016

1º de Abril - Dia da Mentira

Oi oi gente, 

Pra entender melhor o dia de hoje, vamos ao início de tudo.



Aproximadamente na metade do século XVI, na França, surgiu o "dia da mentira" ou "dia de todos os tolos". O rei francês Carlos IX, em 1564, tornou oficial o novo calendário, definido durante o Concílio de Trento (1545 a 1563). O papa Gregório XIII que sugeriu esse novo calendário, que ficou conhecido como calendário gregoriano, substituindo o calendário proposto por Julio César no século I a.C, calendário juliano, provocando grandes mudanças nas datas comemorativas. 
Aconteceu que com a mudança dos calendários, o Ano Novo por exemplo, que no calendário juliano era comemorado dia 25 de março, no início da primavera do Hemisfério Norte, durando toda a semana e findando no dia 1º de abril, passou a ser comemorado na passagem de dezembro para janeiro, sendo então no dia 1° de janeiro. Porém algumas pessoas, mesmo com a mudança, continuaram as comemorações em abril e com isso a comunidade zombavam deles e os chamavam de tolos e mentirosos. 
Com isso, o dia 1º de abril ficou marcado como o " Dia da Mentira", só em 1582 que o papa Gregório XIII instituiu oficialmente em todos os países católicos o novo calendário com suas respectivas datas comemorativas, enfim espalhando-se por todo mundo ocidental.


E por muitos e muitos anos essa data tem sido usada como "brincadeira" para trotes e pegadinhas ou mentirinhas do bem.... OII??? Mentirinhas do bem??? Bora lá pra palavra ...

"Vós tendes por pai o diabo e desejais satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele; quando fala mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (Jo 8:44)

Se seguirmos a lógica do versículo ensinado por Jesus, o mentiroso é filho do pai da mentira, que é o diabo, e não importa se é uma brincadeira ou uma "mentira do bem", pequena ou grande, o que importa é que se o fazer estará contra a palavra de Deus, dando legalidade e autoridade pro diabo sob sua vida. 
Aquele que é capaz de contar uma pequena mentira, também é capaz de mentir coisas mais sérias e graves e isso se torna um vício, um ciclo sem fim. Isso é tão sério que aborrece o coração de Deus.

"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima sua alma abomina: olhos altivos, LÍNGUA MENTIROSA, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr o mal, TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS e o que semeia contendas entre irmãos." (Pv 6:16,19)

"Meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento..." (Os 4:6 p.a)

Cuidado com as ofertas desse mundo, muitas coisas podem parecer não ter problema ou o famoso "nada a vê", mas tudo que o diabo espera é uma brecha para destruir a sua vida.

"O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força, e ao culpado não tem por inocente..." (Na 1:3 p.a) 

Mas não se desespere se você tem errado e aborrecido o coração de Deus, quer o perdão do Senhor?? Quebrante-se e se arrependa verdadeiramente, peça a Deus que guarde seus lábios, que ele seja usado somente pra verdade e pra coisas que agradam a Deus. E não peques mais.

Espero que tenham gostado, não se esqueçam de sugerir temas e nos seguir aqui no blog ...

Paz do Senhor 

Texto e Elaboração: Everton Souza
Edição: Carol Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário