terça-feira, 1 de março de 2016

70 X 7 - A Importância do Perdão

Oi oi gente,

Vamos abrir nosso coração???

“Então Pedro, aproximando-se dele, perguntou-lhe: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus respondeu-lhe: Não te digo: Até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mt 18:21,22)

Incrível como os ensinamentos de Jesus sempre vêm na contramão do nosso ego, por que devemos perdoar nossos ofensores???



Bora pra palavra...

1 – QUANDO SOMOS OFENDIDOS: Quando guardamos rancor ou ficamos magoados? Quando alguém nos ofende ou nos fere por alguma razão ou motivo. E o verdadeiro problema está em GUARDAR a ofensa, o que acontece é que depois de por muitas vezes a pessoa ter sido ferida, ela se torna “fechada”, não desabafa com ninguém, não “coloca pra fora” aquele sentimento e isso consequentemente vai nos sufocando. Quem já não teve aquela sensação estar engasgado com palavras. Precisava explodir e colocar todo aquele sentimento de raiva pra fora. Mas o que acontece é que nesses momentos também acabamos falando ou fazendo coisas que podem magoar. Então o ideal seria conversar posteriormente ambos com a “cabeça fria”, assim é mais fácil chegar a um acordo.

2 – QUANDO NÓS OFENDEMOS: Também temos que reconhecer que como humanos, erramos, ofendemos, tomamos atitudes precipitadas que fere e também precisamos do perdão de alguém. E ai? Sou uma pessoa boa demais para ter que pedir perdão? Sou orgulhoso.

Nessas duas situações a falta do perdão torna a pessoa amarga, infeliz, angustiada, insegura, solitária, e todo esse conjunto de sentimento mexe com nosso físico, por nossa expressão facial/corporal demonstramos claramente o que estamos sentindo. E o nosso tempo na terra é tão curto para vivermos dessa maneira. O tempo passa muito depressa e quando nos damos conta já se foi toda uma vida que poderia ter sido totalmente diferente se lá trás tivéssemos tomado atitudes diferentes. Eu sei que falar é fácil, difícil é fazer, ou você pode pensar: “- Você nem conhece o que eu passei, não sabe o que fulano fez pra mim.” Mas será que vale a pena perder a comunhão com um parente, com um vizinho, um amigo, um colega de trabalho por coisas que se pararmos pra pensar são fúteis???  Acredito que vale muito mais amar e ser feliz.

Agora analisando as duas situações acima, vamos começar com a 2: eu quem magoei, eu reconheço que errei e estou disposto a pedir perdão. Ótimo, já é o primeiro passo. Pois pedir perdão é ter que ser humilde, e humildade é uma dádiva.

Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lc 14:11)  

Então, estou arrependido e me proponho a pedir perdão, mas e se a pessoa não quiser me perdoar? Leia Mateus 18:15,17. E também temos que ser pacientes, pois a pessoa que foi ofendida está repleta de sentimentos ruins, porém temos a escolha, você se libertou da culpa de ter feito mal a alguém, mesmo que a outra pessoa não quis liberar perdão naquele momento, pode ter certeza que um dia seu perdão, sua atitude vai tocar o coração dele. Devemos conduzir nossa vida com estratégias de sobrevivência, e essa é uma das quais podemos reatar um laço de amizade e comunhão com aquela pessoa.

Eu quem fui ofendido, e a pessoa nunca veio me pedir perdão. PEÇA VOCÊ. “-Mas foi ela quem me ofendeu, eu não fiz nada. Novamente voltamos no caso de deixar o orgulho de lado e sermos humildes, mesmo que estamos com a razão, no momento da ofensa ambos estão de cabeça quente, então de alguma forma os dois se ofenderam, então tenha o PRIVILÉGIO de tomar a iniciativa e pedir perdão, a pessoa será quebrantada com sua atitude e também irá se redimir assim mais uma vez a comunhão foi restaurada. Todos aqueles sentimentos ruins saem e dão lugar a novos sentimentos que nos trazem paz.

Uma passagem muito conhecida por todos é a oração do Pai Nosso:

“Portanto, orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, porque teu é o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém.” (Mt 6:9,13)

E continua: “Porque, se perdoardes aos homens suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará; Se, porém, não perdoardes aos homens suas ofensas, também vosso Pai não perdoará vossas ofensas.” ( Mt 6:14,15)

O que Jesus nos ensina aqui é muito sério, pois somos pecadores desde a criação do mundo e necessitamos do perdão de Deus todos os dias, então para que Deus nos libere perdão temos que aprender a perdoar. Não podemos ser hipócritas em clamar pelo perdão de Deus, graça e misericórdia e pensar que o próximo não é digno disso. Se você precisa da graça de Deus os outros também precisam.

A bíblia é nosso manual de instruções para viver aqui na terra, por mais difícil que seja ser como Jesus, pois ele é Santo, temos que dar bom testemunho e mostrar pra esse mundo corrompido que ser cristão é fazer a diferença.


Para concluirmos, a importância do perdão vai muito além de palavras, pois palavras o vento leva, o que fica são atitudes que pode mudar toda uma vida. 


Me sigam aqui no Blog.. Paz do Senhor

By Carol Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário